Auxílios do Invisível (Espírito Emmanuel)

(Citação parcial para estudo, de acordo com o inciso III do art. 46 da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998)

 Reflexões para estudos sobre auxílio do Plano Espiritual

Auxílios do Invisível (Espírito Emmanuel)

“E, depois de passarem a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua e logo o anjo se apartou dele.” (Atos, 12:10.)

Os homens esperam sempre ansiosamente o auxílio do Plano Espiritual. Não importa o nome pelo qual se designe esse amparo. Na essência é invariavelmente o mesmo, embora seja conhecido entre os espiritistas por ‘proteção dos guias’, nos ambientes católicos por ‘intervenção dos eleitos’ e nos círculos protestantes por ‘manifestações do Espírito Santo’.

As denominações apresentam interesse secundário. Essencial é considerarmos que semelhante colaboração constitui elemento vital nas atividades do crente sincero.

No entanto, a contribuição recebida por Pedro, no cárcere, representa lição para todos.

Sob cadeias pesadíssimas, o pescador de Cafarnaum vê aproximar-se o anjo do Senhor, que o liberta, atravessa em sua companhia os primeiros perigos na prisão, caminha ao lado do mensageiro, ao longo de uma rua; contudo, o emissário afasta-se, deixando-o novamente entregue à própria liberdade, de maneira a não desvalorizar-lhe as iniciativas.

Essa exemplificação é típica.

Os auxílios do invisível são incontestáveis e jamais falham em suas multiformes expressões, no momento oportuno; mas é imprescindível não se vicie o crente com essa espécie de cooperação, aprendendo a caminhar sozinho, usando a independência e a vontade no que é justo e útil, convicto de que se encontra no mundo para aprender, não lhe sendo permitido reclamar dos instrutores a solução de problemas necessários à sua condição de aluno.” (Espírito Emmanuel, na psicografia de Francisco Cândido Xavier. Caminho, verdade e vida. FEB Editora. Cap. 100)

Bibliografia:

EMMANUEL (Espírito); na psicografia de Francisco Cândido Xavier. Caminho, verdade e vida.  1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2021.

4 comentários em “Auxílios do Invisível (Espírito Emmanuel)

  1. neyldo marx 14/03/2022 — 20:45

    Muito feliz por estar conhecendo todo esse trabalho .

    Curtido por 1 pessoa

    1. Estimado Neyldo boa noite! Obrigado pelo seu comentário. Juan Carlos

      Curtir

  2. Maria Henriques 08/09/2022 — 23:49

    Fiquei muito feliz por encontrar esse blog com estudos tão equilibrados e, de fato, com a vibração do Evangelho do nosso Senhor Jesus. Muito obrigada pelo auxílio recebido para organizar meus pensamentos a respeito do tema bem- aventurados os pobres de espírito.

    Curtir

    1. Maria Henriques, muito obrigado pelo seu comentário. Eu também gosto bastante dos estudos evangélicos, pois eles nos ajudam a compreender mais os ensinamentos e os exemplos deixados pelo Mestre Jesus. Juan Carlos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close