Deus é presença (Haroldo Dutra Dias)

No Capítulo 3, do livro “Despertar: nossos desafios na transição planetária”, Haroldo Dutra Dias trata do tema “Nossa relação com Deus”, e alguns trechos cuidam da lei de adoração e da presença de Deus, o que gostaria de compartilhar para as nossas reflexões.

“Nós não podemos ainda ver e compreender Deus, dizem os espíritos. Podemos apenas senti-lo e adivinhar o que seja o Criador, porque nos falta um sentido. Entretanto, há na natureza elementos que retratam o Criador: as leis naturais, a lei divina ou natural. Pela lei divina nós temos acesso ao caráter do próprio Deus. Ao criar suas leis, Ele, autor, deixou sua marca. A marca do que Ele pensa. A marca do que Ele sente. A marca do que Ele deseja para a sua criação. (…)

…, porque Deus está retratado em sua obra. (…)

Você se torna aquilo que você adora. Por quê? Porque onde estiver o seu tesouro, lá estará o seu coração que gravita em torno do que você ama, adora, admira. (…) Então, seguindo esse raciocínio, se você adorar Deus, o que você se tornará? Divino. (…) Ao adorar a Deus você passa a retratar os atributos da divindade. (…) Isso é lei de adoração. Isso diz respeito à nossa relação com Deus.

Os espíritos dirão: ‘Adorar a Deus é elevar o pensamento até Ele’, contudo eu queria contar um segredo, pois há uma coisa curiosa no relacionamento com Deus: Ele não fala. Certa vez, em uma entrevista, foi perguntado à Madre Teresa de Calcutá:

– Madre, quando a senhora ora, o que a senhora fala com Deus?

– Eu não falo nada, meu filho, eu só escuto.

E a pessoa, impressionada com a resposta, aventurou-se em outra pergunta.

– A senhora só escuta? E o que Deus fala?

– Ele não fala nada, Ele só escuta.

Para entendermos as palavras de Madre Teresa de Calcutá vamos fazer uma comparação. Imagine o pai e a mãe ao contemplar o filhinho ou a filhinha dormindo. Precisa dizer mais alguma coisa? Isso é a diferença entre a palavra e a presença.

Deus é presença, não é palavra.” (Haroldo Dutra Dias. Despertar: nossos desafios na transição planetária. Cap. 3. Nossa relação com Deus.)

Bibliografia:

DIAS, Haroldo Dutra. Despertar: nossos desafios na transição planetária. 4ª Edição. São Paulo/SP: Intelítera Editora, 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close