O despertar da alma

Com as bênçãos de Deus, a paz de Jesus e a interseção de Maria de Nazaré.

Despertar, semanticamente, significa acordar, sair do estado de torpor ou de inércia, readquirir força ou atividade e retomar a consciência.

Religiosamente, despertar pode ser entendido como o libertar da alma e iluminar-se interiormente, a chave que abre as portas do coração.

Despertamos na hora que soa o alarme, podendo ser pelas badaladas do amor ou da dor. Cada um de nós tem a sua hora de despertar. Outros continuam no sono profundo, esperando o seu momento.

Quando será o nosso despertar?

O despertar da alma ocorrerá quando formos solos férteis para ouvir, escutando a Palavra, e ver, enxergando as coisas de Deus. A partir daí, o despertar nos conduzirá para compreender os ensinamentos e os exemplos de Jesus Cristo como roteiro de vida.

Tudo na vida tem o seu tempo e o amadurecimento espiritual. Do nascimento, passamos pela infância, pela adolescência até sermos adultos. Mas, muitos adultos ainda vivem a infância ou a adolescência.

Conforme vamos evoluindo intelectual, moral e espiritualmente, e conhecendo a verdade divina, a verdade nos libertarás.

Normalmente, o despertar vem depois do autodescobrimento e do autoconhecimento, mediante a ação de uma reforma íntima. Este despertar nos auxilia a afastar as tentações, os pensamentos inferiores, o mal, a fascinação, a subjugação e a obsessão, conduzindo-nos, pelo esforço próprio, para o serviço que liberta.

É trabalhar para melhorar, e não esperar melhorar para trabalhar.

É orar agindo, e não orar esperando que as bênçãos venham do céu sem o devido esforço e merecimento. “Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará”!

O despertar ocorrerá pelo amor ou pela dor?

A prática do amor ao próximo nos conduzirá ao trabalho edificante na prática do bem pela caridade. A lógica do amor é distribui-lo em abundância, o amor que multiplica e se espalha a caminho da fraternidade universal.

A dor, diante de grandes dificuldades, aflições e sofrimentos, nos adverte, faz refletir e aprender. A dor ensina e permite evoluir, deixando-nos mais humildes, menos egoístas, orgulhosos e vaidosos.

Ao longo de nossas vidas, o semeador divino joga as suas sementes esperando que sejamos solos férteis para germinar boa árvore e dar bons frutos.

Pela Palavra, somos convocados a seguir as pegadas de Jesus no trabalho edificante da prática do bem e da caridade.

Quem tem ouvido, ouça, quem tem visão, enxergue, para compreender o verdadeiro sentido da Palavra. A verdade é uma só. Não existem várias verdades.

Jesus é a verdade e a vida, o caminho em direção ao Pai.

As barreiras que se levantam, bloqueando a Palavra, são diversas, com destaque para os sentimentos de orgulho e egoísmo, que nos cegam para as coisas de Deus.

Para Jesus entrar em sua vida, depende unicamente de você!

Se aceito livremente a sua Palavra, Ele entrará pelo amor.

Se o orgulho, o egoísmo e a vaidade dominarem você, Ele poderá entrar pela dor.

Bem-aventurados os que têm o coração limpo, pois verão a Deus!

O ver a Deus deve ser entendido como a iluminação interior em decorrência do coração puro daquele que enxerga as leis de Deus e os ensinamentos de Jesus.

Se queremos ver a Deus, devemos manter limpa a janela da alma.

Podemos vê-Lo a partir do momento em que Ele se torna uma experiência real em nossa vida.

Ao se ter visão de Deus, começamos a iluminar o interior da nossa alma, do nosso Espírito, e passamos a ter luz, frequência, intensidade, coloração, tonalidade e brilho, com a cor da nossa evolução espiritual, natureza, força e elevação.

Assim, o despertar começará dentro de nós, quando limparmos o nosso coração para receber a semente da Palavra em solo fértil.

Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA.

KARDEC, Allan; tradução de Guillon Ribeiro. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Da 3ª Edição francesa. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2019.

2 comentários em “O despertar da alma

  1. Excelente conteúdo meu caro Juan. Parabéns meu amigo pelo trabalho que, certamente despertará em muitos a centelha latente existente em todos nós!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigado meu amigo pelo seu incentivo. Deus o abençoe!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close