“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”. (Êxodo, 20: 12)
“… honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mateus, 19: 19; Marcos, 10: 19; Lucas, 18: 20)
Esta passagem evangélica está no contexto da caridade e do amor ao próximo, pois se não consigo amar o meu pai e a minha mãe como poderei amar o próximo.
O “honrar pai e mãe” tem sentido mais amplo, indo além de um dever, tratando-se de evidenciar a piedade filial. O amor junta-se ao respeito, às atenções, à submissão e à condescendência na obrigação de cumprir-se para com eles tudo o que a caridade exige: assisti-los na necessidade; proporcionar-lhes os devidos cuidados, como eles fizeram conosco na infância; e o repouso na velhice.
O ingrato que esquece o seu dever para com os pais passará por duras privações e será punido com ingratidão e abandono, quer na existência atual ou em outra, porquanto sofrerá o que houver feito aos outros.
Alguns pais descuidaram de seus deveres perante os filhos, mas a Deus compete julgá-los e não os filhos. A lei da caridade manda que se pague o mal com o bem. Portanto, seja indulgente para as imperfeições de outrem, principalmente para com os pais.
“Honrarás pai e mãe – a Lei determina. Não te esquecerás, porém, de que se teu pai é o companheiro generoso que te descerrou o caminho para a romagem terrestre, tua mãe é o gênio tutelar que te acompanha os passos, em toda a vida, a iluminar-te o coração por dentro, com a bondade e a perseverança da luz de uma estrela”. (Emmanuel).
Assim, os filhos devem seguir as mesmas regras de conduta referentes ao amor para com o próximo como para os seus pais, e todo procedimento censurável com relação aos estranhos vale mais em relação aos pais. Pratique a caridade, a piedade filial e a indulgência para com eles, porquanto “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo, 20: 12).
Bibliografia:
BÍBLIA SAGRADA.
KARDEC, Allan; tradução de Guillon Ribeiro. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2019.