Têm sexos os Espíritos?

Em “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, pela questão 80, sabemos que Deus jamais deixou de criar os Espíritos e as suas criações são permanentes. Da questão 81, somos esclarecidos que Deus cria os Espíritos como a todas as outras criaturas, pela sua vontade. Na questão 83, os instrutores espirituais ensinam que os Espíritos são imortais, ou seja, eles não têm fim.

Assim, não há reprodução entre os Espíritos, porquanto criados pela vontade de Deus eles são imortais, pois têm começo, mas não têm fim.

“O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito” (João 3: 6). “Tal interpretação se justifica, aliás, por estas outras palavras: O que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito. Jesus estabelece aí uma distinção positiva entre o Espírito e o corpo. O que é nascido da carne é carne indica claramente que só o corpo procede do corpo e que o Espírito independe deste. (…) Sem o princípio da preexistência da alma e da pluralidade das existências, são ininteligíveis, em sua maioria, as máximas do Evangelho, razão por que hão dado lugar a tão contraditórias interpretações. Está nesse princípio a chave que lhes restituirá o sentido verdadeiro”. (Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo IV)

O perispírito, corpo espiritual ou corpo fluídico é o elemento semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Ele é vaporoso e sutil, que tem a forma humana, sendo invisível no seu estado normal. O Espírito está sempre revestido do perispírito, cuja natureza se eteriza à medida que ele se depura e se eleva na hierarquia espiritual.

O Espírito encarnado no corpo constitui a alma. Quando o deixa, por ocasião da morte, não sai dele despido do envoltório. Todos nos dizem que conservam a forma humana e, com efeito, quando nos aparecem, trazem as que lhes conhecíamos.

Entretanto, Espíritos com mais conhecimento podem alterar a forma perispiritual, assumindo a de existências anteriores, outras diferentes ou até mesmo formas não humanas, por ação hipnótica. Aqui pode-se inferir que, dependendo da sua evolução, a forma perispiritual pode ter a forma que o Espírito queira, da última existência, de existências passadas ou outra diferente, seja a forma perispiritual de homem ou mulher.

Kardec trata do tema “Sexo nos Espíritos”, das questões de 200 a 202, a saber:

“200. Têm sexos os Espíritos?

Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.

201. Em nova existência, pode o Espírito que animou o corpo de um homem animar o de uma mulher e vice-versa?

Decerto; são os mesmos os Espíritos que animam os homens e as mulheres.

202. Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher?

Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar. Os Espíritos encarnam como homens ou mulheres, porque não têm sexo. Visto que lhes cumpre progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhes proporciona provações e deveres especiais e, com isso, ensejo de ganharem experiência. Aquele que só como homem encarnasse só saberia o que sabem os homens”.

Assim, os Espíritos não têm o sexo como o da organização física, pois no corpo espiritual não possuem o mecanismo de fecundação com possibilidades para a reprodução entre si. Os Espíritos, só Deus cria. O sexo é a organização física corporal do indivíduo, não pertencente ao Espírito e sim à matéria. Há entre os Espíritos amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos. Os Espíritos encarnam como homens ou mulheres, porque não têm sexo.

Bibliografia:

KARDEC, Allan; tradução de Guillon Ribeiro. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2019.

KARDEC, Allan; tradução de Guillon Ribeiro. O Livro dos Espíritos. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close