“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. (Mateus 6: 33-34)
A conquista do reino de Deus deve ser objetivo de todos os seres humanos, mas este reino ainda não está completamente dentro de nós, no nosso íntimo, e tampouco se estabeleceu neste mundo.
A edificação do reino divino, em cada ser deste mundo, será decorrente do uso correto do livre arbítrio nas escolhas pelo caminho da verdade e da vida, do constante aprimoramento, do indispensável esforço e pela prática dos ensinamentos do Mestre Jesus que produz bons frutos, “porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16: 27). A fé sem obras é igual àquela Figueira que secou.
Jesus nos revelou outro mundo sob a ótica do amor, da fraternidade universal, da caridade, da justiça, da bondade e da misericórdia divina. É esse o mundo, ou o reino de Deus, que Ele promete aos que cumprirem os seus mandamentos, onde os bons encontrarão as suas recompensas, as bem-aventuranças.
Devemos juntar os bens celestiais. Jesus disse: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. (Mateus 6: 19-21)
Com a aquisição dos tesouros celestiais, não precisamos ficar ansiosos pelo dia de amanhã, pois o dia cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. É preciso ter fé, confiança em Deus, crer na imortalidade do Espírito, na vida que nunca acaba.
O Mestre ensina que dia virá em que o reino de Deus será deste mundo. Isso dar-se-á quando os homens forem regenerados pela verdade na estrada do progresso e da fé.
Assim, para que todas as coisas sejam acrescentadas às nossas vidas, é indispensável que procuremos o reino de Deus e sua justiça, na busca da verdadeira felicidade.
Bibliografia:
BÍBLIA SAGRADA.
KARDEC, Allan; tradução de Guillon Ribeiro. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2019.