Morada interior

“Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já Eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde Eu estiver, também vós aí estejais”.  (João, 14: 2-3)

O Universo é a casa do Pai e os infinitos mundos são as muitas moradas, devendo ser compreendidas como planetas, planos, regiões, esferas ou comunidades habitadas por todos os tipos de seres, pois estamos diante de diferentes moradas e moradores.

Mas, concentremo-nos na morada interior, no microcosmo individual, local de transformação, renovação, fé e progresso espiritual na batalha íntima do bem contra o mal, com ritmo evolutivo próprio condizente com o seu grau de consciência e amor.

Falemos, então, da morada de acúmulo dos valores evolutivos adquiridos nas escolas regeneradoras dos diversos mundos. Assim, a posição evolutiva de cada ser edifica a sua morada, vivendo e convivendo no seu esforço na busca da verdadeira felicidade.

A morada nova terá que lutar contra aquela que precisa de reforma, cujas ideias e ações estão na arquitetura do seu interior. Os conflitos gerados desta luta traçarão os novos desenhos de transformações dentro do ser, tornando-o, pouco a pouco, melhor. Essas transformações, sob o impacto da dor ou do aprendizado, conduzem a novo aprendizado, que produzem novos conflitos íntimos e fazem surgir outro ser renovado pela força do bem.

As provações da vida são desafios que permitem ao ser humano considerar a precariedade dos valores materiais que absorvem a Humanidade. Redimensionando a existência à luz do entendimento evangélico, aprende fazer distinção entre o certo e o errado, entre o que é de duração passageira e o que é eterno.

“Importa, contudo, marchar sempre, no caminho interior da própria redenção, sem esmorecimento. (…) Abre-se a vanguarda em horizontes novos de entendimento e bondade, iluminação espiritual e progresso na virtude”. (Emmanuel)

Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA.

MOURA, Marta Antunes de Oliveira. Estudo aprofundado da doutrina espírita: Ensinos e parábolas de Jesus – Parte I. Orientações espíritas e sugestões didático-pedagógicas direcionadas ao estudo do aspecto religioso do Espiritismo. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close