Jesus e Zaqueu

“E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo. E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas, 19: 1-10).

O episódio de Zaqueu conduz a reflexões para compreender que certas almas se entregaram ao mal porque não foram despertadas para o bem; almas que se desviaram dos caminhos retos, mas se constituem em solo fértil onde a semente dos ideais nobres e generosos pode, a qualquer momento, germinar, florescer e frutificar.

Zaqueu era uma dessas almas que, apesar das desqualificações pessoais, a doutrina de Jesus encontrava ressonância em seu coração e por isso ardia em desejo de conhecê-lo. O motivo de Jesus ir ao encontro de Zaqueu está no versículo: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

De pequena estatura, procurou acomodar-se em cima de uma árvore esperando pela passagem do Mestre, que, ao aproximar-se, admirou-o e sentiu-se magnetizado. E Jesus olhando para cima, viu Zaqueu e disse-lhe: desce depressa, porque, hoje, vou me hospedar na sua casa. E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo. Os demais escandalizaram-se dizendo que o Cristo entrara para ser hóspede de um homem pecador.

Zaqueu disse: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”. E disse-lhe Jesus: “Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão”.

A percepção e a acuidade mental de Zaqueu fizeram-lhe refletir que Jesus é o caminho da regeneração espiritual, motivando-o ir ao seu encontro. E Jesus percebeu o sentimento sincero naquela alma, daí ter solicitado a sua hospedagem.

Zaqueu representa a soma de dificuldades que os arrependidos trazem no coração, que, quando sintonizados com o Evangelho de Jesus, reconhecem que é possível vencer os desvios de caráter e corrigir os erros cometidos. A conversão de Zaqueu indica que todo pecador pode regenerar-se, pois para Jesus há lugar para todas as criaturas.

A transformação espiritual de Zaqueu apenas começara naquele encontro, recebendo a oportunidade de se reajustar perante a Lei de Deus, pois deveria continuar desenvolvendo todos os esforços necessários para o progresso do seu Espírito. Assim, é indispensável organizar o santuário interior e iluminá-lo, a fim de que as trevas não nos dominem mais.

Que possamos também dizer a Jesus: “entra na minha casa, entra na minha vida”.

Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA.

MOURA, Marta Antunes de Oliveira de (Organizadora). Estudo aprofundado da doutrina espírita: Ensinos e parábolas de Jesus – Parte I: orientações espíritas e sugestões didático-pedagógicas direcionadas ao estudo do aspecto religioso do Espiritismo. 1ª Edição. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close