Acalmando as tempestades

“Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Vamos morrer!

Ele perguntou: Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé? Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.

Os homens ficaram perplexos e perguntaram: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8: 23-27)

A nossa jornada terrestre é uma longa viagem por mares desconhecidos, onde, às vezes, o oceano está belo e calmo. De repente, sopram os ventos, levantam-se ondas que nos ameaçam.

Muitas vezes, experimentamos a dificuldade para lidar com essas situações. Vai a coragem. Chega o pessimismo. Nasce o medo. Perde-se a esperança.

A tempestade acalmada é uma passagem evangélica que tem dois enfoques: a ação de Jesus sobre a natureza e o valor da fé.

Pelo texto, Jesus foi despertado pelos apóstolos, que “se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança”. O Mestre, diante do perigo, ordenou que o mar se acalmasse e os ventos não prosseguissem a ação destruidora. 

Neste ponto, destacam-se a força poderosa de Jesus, agindo sobre a natureza, e a sua autoridade Universal, Espírito Superior que preside os destinos do nosso planeta.

Também quer dizer que devemos buscar Jesus em todas as ocasiões, sobretudo nos momentos mais desafiantes da vida, por ser Ele quem acalma as nossas tempestades.

É normal que o “barco” da nossa existência seja, em diferentes instantes, açoitado pelas provações, simbolizadas pelos ventos e pelas tempestades. Em tais momentos, é importante que estejamos preparados, armando-nos da couraça da fé, cientes da proteção do Senhor. Devemos alimentar as forças que possuímos, erguendo barreiras morais que concedam segurança à existência.

Assim, esta passagem evangélica ensina que com fé em Jesus podemos, se lhe pedimos, obter a calma nas tempestades das nossas vidas. Diante das sacudidas da vida, o que não podemos esquecer é que Jesus está no leme deste barco chamado planeta Terra.

Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA.

MOURA, Marta Antunes de Oliveira. Estudo aprofundado da doutrina espírita: Ensinos e parábolas de Jesus – Parte I. Orientações espíritas e sugestões didático-pedagógicas direcionadas ao estudo do aspecto religioso do Espiritismo. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2015.

SCHUTEL, Cairbar. Parábolas e Ensino de Jesus. 28ª Edição. Matão/SP: Casa Editora O Clarim, 2016.

Um comentário em “Acalmando as tempestades

  1. Excelente trabalho meu irmão!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close