Mansidão e paz

Bem-aventurados os que são mansos, porque possuirão a Terra”. (Mateus, 5: 5)

“Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus”. (Mateus, 5: 9)

Jesus com a sua mansidão e paz encantou o mundo e ratificou mensagens e ações. Devemos buscar essas lições nas nossas lutas diárias, que conduz para a libertação da alma pela tolerância, bondade, indulgência e amor ao próximo.

Precisamos buscar a paz interior pelos exemplos de Jesus, cultuando a brandura, a paciência, o equilíbrio e a tranquilidade para com os nossos semelhantes, e contribuir para a paz na Terra, atitudes que libertam a alma, afastando os sentimentos inferiores de ofensa, cólera, raiva e irritabilidade. Com a paz interior, cada um de nós semeará a paz na Terra.

Jesus promete aos brandos e pacíficos que justiça será feita, porque herdarão a Terra e serão chamados filhos de Deus. Para tanto, precisamos mudar o nosso comportamento mediante uma reforma íntima, dando novo rumo à vida.

Ofendemos e somos ofendidos. Com o ego e o orgulho feridos, discutimos, brigamos e magoamos. Ferimos os semelhantes porque não conseguimos controlar os nossos impulsos, reagindo com ira, cólera, raiva e violência. É o orgulho, o exagero do amor próprio, que deixa de ser amor para tornar-se algo doentio, dificultando o perdão.

Diante de situações conflituosas, antes da decisão aconselhada pela ira ou pela violência, pergunte ao amor o caminho a ser seguido. E o amor falará em mansidão, brandura, paz e esperança. Mas, a resposta do amor exigirá grande esforço e tempo para reflexão, porquanto a prática do amor impõe retribuição.

Os pacíficos serão reconhecidos como filhos de Deus, porque obedecem à lei da fraternidade, sabendo que todos somos irmãos, filhos de um único Pai, que tratam a todos com brandura, moderação, afabilidade e paciência. É em Jesus que devemos buscar as lições de mansidão e paz de que tanto carecemos nas lutas da vida.

Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA.

KARDEC, Allan; tradução de Guillon Ribeiro. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close