Vestes novas e odres novos

“Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo rompe os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser posto em odres novos”. (Marcos, 2: 21-22; Mateus, 9: 16-17)

Jesus propõe a renovação interior pela aquisição de virtudes morais essenciais que servem de base para o processo de melhoria do ser humano.

Há um ditado que diz: insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultado diferente. 

Pela mensagem evangélica, será trabalho inglório remendar roupa velha, desgastada pelo tempo de uso, com remendo novo. Tal tentativa ampliará a rotura ou o rasgão. Para mudar a situação aflitiva de sua vida, tem que fazer diferente, mudar e renovar.

A mensagem estimula a todos que querem se afastar dos comportamentos infelizes e pretendem operar no bem, seguindo os ensinamentos do Cristo. É preciso romper com os antigos padrões comportamentais, a “veste velha” e os “odres velhos”.

Quem deseja implementar mudanças de comportamento, deve estar consciente de que essa transformação começa dentro de você, sob novas bases.

Será ilusão remendar as suas imperfeições, maquiando-as, ou fazer remendos parciais na própria personalidade, porquanto resultarão em frustrações e desilusões que acabarão por fazê-lo sofrer quando estiver frente a frente com a realidade.

Escolhendo o caminho da reforma íntima, faça uma autoanálise, tornando-se mais consciente de si mesmo e dos seus recursos latentes, libertando-se dos sentimentos inferiores mediante o esforço edificante na prática do amor e da caridade.

Nessa direção, a aceitação do Evangelho de Jesus representa a veste nova e o vinho novo, livre de impurezas. Renove-se agora, pois ninguém aproveita remendo novo em pano velho, desfaça-se do imprestável e inútil, esqueça os enganos que lhe assaltaram e afasta as aflições e angústias que somente produzem quedas.

“Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta” (Francisco Cândido Xavier).

Autor: Juan Carlos Orozco

Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA.

EMMANUEL (Espírito); na psicografia de Francisco Cândido Xavier; coordenação de Saulo Cesar Ribeiro da Silva. O Evangelho por Emmanuel: comentários ao Evangelho segundo Mateus.  1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2017.

MOURA, Marta Antunes de Oliveira (Organizadora). Estudo aprofundado da doutrina espírita: Ensinos e parábolas de Jesus – Parte II. Orientações espíritas e sugestões didático-pedagógicas direcionadas ao estudo do aspecto religioso do Espiritismo. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2016. 

2 comentários em “Vestes novas e odres novos

  1. Avatar de Zélia Gomes
    Zélia Gomes 26/05/2023 — 17:43

    Exceleten explicação. Gratidão!

    Curtir

    1. Avatar de Juan Carlos Orozco

      Prezada Zélia Gomes, boa noite. Muito obrigado pelo seu comentário. Juan Carlos

      Curtir

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close