“Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo rompe os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser posto em odres novos”. (Marcos, 2: 21-22; Mateus, 9: 16-17)
Jesus propõe a renovação interior pela aquisição de virtudes morais essenciais que servem de base para o processo de melhoria do ser humano.
Há um ditado que diz: insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultado diferente.
Pela mensagem evangélica, será trabalho inglório remendar roupa velha, desgastada pelo tempo de uso, com remendo novo. Tal tentativa ampliará a rotura ou o rasgão. Para mudar a situação aflitiva de sua vida, tem que fazer diferente, mudar e renovar.
A mensagem estimula a todos que querem se afastar dos comportamentos infelizes e pretendem operar no bem, seguindo os ensinamentos do Cristo. É preciso romper com os antigos padrões comportamentais, a “veste velha” e os “odres velhos”.
Quem deseja implementar mudanças de comportamento, deve estar consciente de que essa transformação começa dentro de você, sob novas bases.
Será ilusão remendar as suas imperfeições, maquiando-as, ou fazer remendos parciais na própria personalidade, porquanto resultarão em frustrações e desilusões que acabarão por fazê-lo sofrer quando estiver frente a frente com a realidade.
Escolhendo o caminho da reforma íntima, faça uma autoanálise, tornando-se mais consciente de si mesmo e dos seus recursos latentes, libertando-se dos sentimentos inferiores mediante o esforço edificante na prática do amor e da caridade.
Nessa direção, a aceitação do Evangelho de Jesus representa a veste nova e o vinho novo, livre de impurezas. Renove-se agora, pois ninguém aproveita remendo novo em pano velho, desfaça-se do imprestável e inútil, esqueça os enganos que lhe assaltaram e afasta as aflições e angústias que somente produzem quedas.
“Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta” (Francisco Cândido Xavier).
Bibliografia:
BÍBLIA SAGRADA.
EMMANUEL (Espírito); na psicografia de Francisco Cândido Xavier; coordenação de Saulo Cesar Ribeiro da Silva. O Evangelho por Emmanuel: comentários ao Evangelho segundo Mateus. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2017.
MOURA, Marta Antunes de Oliveira (Organizadora). Estudo aprofundado da doutrina espírita: Ensinos e parábolas de Jesus – Parte II. Orientações espíritas e sugestões didático-pedagógicas direcionadas ao estudo do aspecto religioso do Espiritismo. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2016.
Exceleten explicação. Gratidão!