Vestes novas e odres novos

“Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior. E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo rompe os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser posto em odres novos”. (Marcos, 2: 21-22; Mateus, 9: 16-17)

Jesus propõe a renovação interior pela aquisição de virtudes morais essenciais que servem de base para o processo de melhoria do ser humano.

Há um ditado que diz: insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultado diferente. 

Pela mensagem evangélica, será trabalho inglório remendar roupa velha, desgastada pelo tempo de uso, com remendo novo. Tal tentativa ampliará a rotura ou o rasgão. Para mudar a situação aflitiva de sua vida, tem que fazer diferente, mudar e renovar.

A mensagem estimula a todos que querem se afastar dos comportamentos infelizes e pretendem operar no bem, seguindo os ensinamentos do Cristo. É preciso romper com os antigos padrões comportamentais, a “veste velha” e os “odres velhos”.

Quem deseja implementar mudanças de comportamento, deve estar consciente de que essa transformação começa dentro de você, sob novas bases.

Será ilusão remendar as suas imperfeições, maquiando-as, ou fazer remendos parciais na própria personalidade, porquanto resultarão em frustrações e desilusões que acabarão por fazê-lo sofrer quando estiver frente a frente com a realidade.

Escolhendo o caminho da reforma íntima, faça uma autoanálise, tornando-se mais consciente de si mesmo e dos seus recursos latentes, libertando-se dos sentimentos inferiores mediante o esforço edificante na prática do amor e da caridade.

Nessa direção, a aceitação do Evangelho de Jesus representa a veste nova e o vinho novo, livre de impurezas. Renove-se agora, pois ninguém aproveita remendo novo em pano velho, desfaça-se do imprestável e inútil, esqueça os enganos que lhe assaltaram e afasta as aflições e angústias que somente produzem quedas.

“Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta” (Francisco Cândido Xavier).

Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA.

EMMANUEL (Espírito); na psicografia de Francisco Cândido Xavier; coordenação de Saulo Cesar Ribeiro da Silva. O Evangelho por Emmanuel: comentários ao Evangelho segundo Mateus.  1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2017.

MOURA, Marta Antunes de Oliveira (Organizadora). Estudo aprofundado da doutrina espírita: Ensinos e parábolas de Jesus – Parte II. Orientações espíritas e sugestões didático-pedagógicas direcionadas ao estudo do aspecto religioso do Espiritismo. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2016. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close