“Amém vos digo que tudo que ligardes sobre a terra, estará ligado nos céus; e tudo que desligardes na terra, estará desligado nos céus”. (…) “Pois onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou no meio deles”. (Mateus, 18: 18 e 20)
Estas palavras do Cristo foram dirigidas aos apóstolos, contudo não sendo restritas a determinado grupo, sociedade ou povo, cuja ligação de intercâmbio espiritual ocorrerá entre a Terra e o Céu.
Os discípulos do Mestre e os religiosos sacerdotes têm as suas tarefas definidas por estas sagradas palavras, em cooperação com Jesus, para religar cada um de nós com o Pai.
Entretanto, a promessa do Cristo é também de que sempre estará presente entre aqueles que se reunissem sinceramente em seu nome, revelando o efeito da união e da fraternidade, bastando que sejam duas pessoas. Mas elas não podem orar cada uma para o seu lado, sem se perceberem por sentimentos mútuos, pois, neste caso, não estarão reunidas em nome de Jesus.
Seguindo as pegadas do Mestre, devemos nos manter leais aos seus ensinamentos e exemplos, em sinergia de pensamentos, conscientes das nossas tarefas, tais como: colaborar na limpeza das almas; transmitir mensagens consoladoras; ouvir atenciosamente e socorrer os irmãos mais necessitados; perdoar as faltas alheias; praticar a caridade; dentre outros tantos sentimentos superiores.
Assim, as reuniões devem ser um verdadeiro intercâmbio moral e espiritual em nome de Jesus, nas quais os participantes estejam espiritualmente em comunhão de intenções e de ideias, tendo por objetivo a prática do bem; unidos de coração e alma, cuja seriedade das reuniões atrairá o concurso dos bons Espíritos. Procedendo dessa maneira, reunidos em nome de Jesus, o bom Pastor estará no meio de nós e a ajuda dos Céus virá ao grupo.
Bibliografia:
BÍBLIA SAGRADA.
KARDEC, Allan; tradução de Guillon Ribeiro. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2019.
SILVA, Saulo Cesar Ribeiro da (Coordenação). O Evangelho por Emmanuel: comentários ao evangelho segundo Mateus. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2017.