Meu Pai trabalha até agora, eu também trabalho

“E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara. E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, eu trabalho também”. (João, 5: 15-17)

Estes textos evangélicos estão no contexto da cura de Jesus ao paralítico da piscina de Betesda, a qual foi realizada no sábado, causando indignação entre os judeus. O Mestre advertia acerca das práticas exteriores e das formalidades, sendo que a piedade está nos sentimentos do coração, justificando: “Meu Pai trabalha até agora, eu trabalho também”. Todo o tempo é dia de trabalho!

Muitos esperam melhorar das suas dores, aflições e provações para começar a trabalhar ou retomar o que interromperam, mas é exatamente o contrário: é trabalhar para melhorar! Pelas leis do trabalho, do progresso e do merecimento, nada virá sem o devido esforço e trabalho. Deus dá a cada um as suas tarefas conforme a capacidade de operar e servir.

“Em todos os recantos, observamos criaturas queixosas e insatisfeitas. Quase todas pedem socorro. Raras amam o esforço que lhes foi conferido. A maioria revolta-se contra o gênero de seu trabalho. (…) O problema, contudo, não é de gênero de tarefa, mas o de compreensão da oportunidade recebida. (…) Quando te sentires cansado, lembra-te de que Jesus está trabalhando”. (Emmanuel. Trabalho)

“Jesus, há milênios, trabalha por nós, para que tenhamos o pequenino clarão de conhecimento com que hoje tentamos dissipar as sombras que ainda trazemos, por que desanimar na obra de amparo aos que amamos, se apenas agora começamos a servir no terreno da luz?” (Emmanuel. Burilamento)

“Quando a fadiga te espreite na esfera da ação, pensa naqueles companheiros, ilhados em padecimento do corpo e da alma, a esperarem pelo auxílio, ainda que ligeiro, de teu pensamento, de tua palavra, de tua providência, de tuas mãos… (…) Quando a fadiga apareça, recorda que alguém existe, a orientar-te e a fortalecer-te na execução das tarefas que o Alto te confiou; alguém com suficiente amor e poder, a esperar-te os recursos e dons na construção da Vida melhor… Esse alguém é Jesus …”. (Emmanuel. Há hora da fadiga)

“O trabalho edifica. A solidariedade aperfeiçoa. A tolerância eleva. Trabalhando, melhoramos a nós mesmos. Solidarizando-nos, enriqueceremos o mundo. Tolerando-nos, engrandeceremos a vida. (…) Em vista disso, o Mestre Divino, há quase dois milênios, afirmou para o mundo: ‘Meu Pai trabalha, até hoje, e eu trabalho também’. Estarei convosco até o fim dos séculos”. (Emmanuel. Trabalho, solidariedade, tolerância)

Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA.

EMMANUEL (Espírito). Saulo César Ribeiro da Silva (Coordenação). O Evangelho por Emmanuel: comentários ao evangelho segundo João. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close