Como ovelhas perdidas, queremos colo!

Nesse momento de grande provação coletiva da Humanidade, como ovelhas perdidas, queremos colo!

A Parábola da ovelha perdida, normalmente, está associada à imagem de Jesus com uma ovelha em seu colo, representando o resgate, o amparo e a salvação proporcionados pelo Cristo, o bom Pastor, àqueles que se desviam do caminho de Deus, despertando-os para a prática do bem, do amor e da caridade.

Deus nunca fecha a porta ao arrependimento e ao resgate dos que desejam voltar à casa do Pai, e o Mestre Jesus sempre acolheu as almas pecadoras e transviadas, pois são os doentes que necessitam de médico.

Haverá sempre alegria no resgate da ovelha desgarrada, na regeneração, na salvação da alma e no seu retorno à vida, trazendo-a de volta, isso porque todas elas merecem o cuidado do Bom Pastor.

Como ovelha perdida, desviada do rebanho, precisamos de colo do Bom Pastor para ser regenerado pela verdade da Palavra que liberta, purificando o nosso coração.

Nenhuma alma transviada será condenada a pena eterna e tampouco ficará perdida na escuridão das paixões e das misérias morais, porquanto o Pastor de todos nós sempre enviará os encarregados do rebanho em sua busca, representados pelo Anjo da Guarda e pelos Espíritos protetores, trazendo-a de volta.

O Pai não quer a pena eterna, mas sim a regeneração, a salvação, a vida e a felicidade do Espírito, mesmo que para isso seja necessário expiar em pluralidade de existências, por causa das suas faltas, dos seus tropeços e escândalos.

A salvação é tão certa como a ovelha que se havia perdido e lembrada na Parábola, porque todos os que se arrastam pelo peso da dor, os seus guias e protetores os assistem para conduzi-los ao porto seguro da eterna bonança.

As ovelhas desgarradas devem aprender a se aproximar do Bom Pastor, que, longe de as banir para todo o sempre de sua presença, Ele vem aos seus encontros, para reconduzir ao caminho do bem. Os filhos pródigos devem voltar para a morada paterna, e o Pai estenderá os braços e sempre estará pronto a festejar seus regressos ao seio da família.

Jesus é o guia e o modelo da Humanidade, o condutor dos nossos destinos, e com Ele submetemo-nos aos desígnios do Pai, tendo a existência como aprendizado e serviço em favor do nosso próprio crescimento para a imortalidade.

É preciso que o Espírito expie e repare os seus erros e as suas faltas, para melhor se firmar no bem, pois a porta da esperança nunca se fecha, e Deus faz com que, mediante o seu esforço e mérito, dependa a sua redenção.

Os mensageiros do Cristo buscam a todos em quedas, advertindo-os, e agindo para trazê-los para o caminho da verdade e da vida.

Os que estão na escuridão podem trabalhar para saírem dela, desde que tenham vontade de fazê-lo. A punição é consequência, justa e natural, da falta, mas há a possibilidade do resgate, da regeneração, da graça, após o arrependimento e a expiação, pela justiça, bondade e misericórdia de Deus.

O Bom Pastor sempre abrirá a porta para o nosso resgate, quando desviarmos do caminho do bem, mas teremos que pedir para obter, buscar para achar e bater à porta para ela se abrir. Não basta que nos abstenhamos do mal, nem é suficiente que cultivemos uma fé inoperante para alcançarmos as alegrias do Céu. É preciso que tenhamos desenvolvido em nós o amor divino, como Cristo amou.

Por tudo isso, precisamos aprender com os ensinamentos e os exemplos da Palavra do Mestre Jesus, buscando primeiro o reino de Deus, e tudo o resto nos será acrescentado.

Nesse momento de grande sofrimento, Jesus precisamos do seu colo amoroso e de paz, na busca da felicidade bem-aventurada.

Bibliografia:

AUTORES DIVERSOS. Parábolas de Jesus à Luz da Doutrina Espírita. 2ª Edição. Juiz de Fora/MG: Fergus Editora, 2019.

BÍBLIA SAGRADA.

CALLIGARIS, Rodolfo. Parábolas Evangélicas à Luz Espiritismo. 11ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2019.

MOURA, Marta Antunes de Oliveira. Estudo aprofundado da doutrina espírita: Ensinos e parábolas de Jesus, Livro III, Parte II, Orientações espíritas e sugestões didático-pedagógicas direcionadas ao estudo do aspecto religioso do Espiritismo. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2016.

SCHUTEL, Cairbar. Parábolas e Ensino de Jesus. 28ª Edição. Matão/SP: Casa Editora O Clarim, 2016.

Para acessar o Blog Reflexões espíritas, clicar no link abaixo:

https://juancarlosespiritismo.blog/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close