Diante das aflições, tenha bom ânimo

Diante das aflições no mundo, precisamos ter a paz de Jesus e o bom ânimo para enfrentar as provações da vida, com fé, esperança, coragem, resignação e confiança em Deus e no Cristo, afastando-nos da angústia, da ansiedade, do desânimo e dos maus pensamentos.

Jesus disse: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo” (João, 14: 27); “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João, 16: 33).

Do estado de ânimo para enfrentar as aflições, que desafiam a paz de Espírito, dependerão os níveis de harmonia e equilíbrio necessários para a recuperação do corpo físico e da alma.

Quem desperta para Cristo e busca a sua paz não se abate perante as tribulações das provações da vida, porquanto as enfrenta com bom ânimo em todas as circunstâncias aflitivas, sem perder tempo com lamentações, pois compreende que as dificuldades são oportunidades abençoadas de aprendizado e crescimento moral que impulsionam a evolução espiritual no caminho da verdade e da vida em direção ao Pai.

Devemos ir ao encontro de Jesus, buscar a sua fonte amorosa e a poderosa energia fluídica irradiante pelos canais condutores da fé, em plena comunhão divina, com vontade, confiança e esperança na cura.

O Espírito Joanna de Ângelis, na psicografia de Divaldo Pereira Franco, em “Vida feliz”, orienta-nos para se ter bom ânimo ao enfrentar as aflições da vida:

“Cuida-te, para que o pessimismo e a revolta não se agasalhem nos teus sentimentos, anestesiando ou exacerbando os teus nervos.

Reconsidera atitudes e ocorrências desagradáveis, revestindo-te de bom ânimo e prosseguindo imperturbável.

O teu estado de espírito muito contribui para o resultado das tuas aspirações e dos teus atos.

Quando encetas uma tarefa com mau humor ou rebeldia, já perdes a melhor parte da realização.

Em todos os teus empreendimentos coloca o sol da esperança com o calor do otimismo, e o êxito te será inevitável”. (Joanna de Ângelis. Vida feliz. Cap. XCIII)

“Irriga o teu organismo com pensamentos saudáveis.

A ação da mente sobre a emoção, o corpo e toda a aparelhagem fisiológica é incontestável.

Grande número de enfermidades se deve à ociosidade mental, ao desânimo, à revolta, às ideias autodestrutivas.

Canaliza o teu modo de pensar para as questões agradáveis, salutares, otimistas, e viverás sob o seu reflexo, desfrutando do bem-estar que se irradiará a outros, mimetizando e produzindo paz. (Joanna de Ângelis. Vida feliz. Cap. CLXV)

“Irradia a claridade da tua fé através do teu sorriso, das tuas palavras, da tua atitude perante a vida.

O mundo necessita de luz para superar as sombras dominantes.

Distende a tua presença confiante e rica de luminosidade, auxiliando os tímidos e os desanimados, os que caíram e os revoltados.

A luz atrai sempre, enriquecendo de beleza.

Não deixes que se apague essa estrela, porque haja fatores dissolventes e agressões em volta.

Deixa-a brilhar, apontando rumos ditosos para os que anelam por uma oportunidade de realização”. (Joanna de Ângelis. Vida feliz. Cap. CLXXX)

“Quando estiveres a ponto de desistir de uma ação edificante, ora e continua até o fim.

Quando te encontrares no momento de cometer um erro, ora e desiste com tranquilidade.

Quando perceberes que as forças não te auxiliarão no trabalho do bem, ora e reanima-te, chegando ao termo planejado.

Quando fores aliciado para uma situação vexatória, ora e retoma o teu equilíbrio.

Quando te sentires abandonado pela pessoa em quem confias ou a quem amas, ora e tem paciência, permanecendo no teu posto.

Quando, desarvorado, desejes tombar, sem mais estímulo, ora e te serão concedidas as resistências para o triunfo.

Não deixes nunca de orar”. (Joanna de Ângelis. Vida feliz. Cap. CXCVI)

Autor: Juan Carlos Orozco

Bibliografia:

BÍBLIA SAGRADA.

ÂNGELIS, Joanna de (Espírito); na psicografia de Divaldo Pereira Franco. Vida feliz. 18ª Edição. Salvador/BA: LEAL, 2020.

Para acessar o Blog Reflexões espíritas, clicar no link abaixo:

https://juancarlosespiritismo.blog/

Deixe um comentário