(Citação parcial para estudo, de acordo com o inciso III do art. 46 da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998)
Reflexões para estudos sobre reforma íntima e renovação
Se soubéssemos (Espírito Emmanuel)
“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. – Jesus. (Lucas, 23:34.)
Se o homicida conhecesse, de antemão, o tributo de dor que a vida lhe cobrará, no reajuste do seu destino, preferiria não ter braços para desferir qualquer golpe.
Se o caluniador pudesse eliminar a crosta de sombra que lhe enlouquece a visão, observando o sofrimento que o espera no acerto de contas com a verdade, paralisaria as cordas vocais ou imobilizaria a pena, a fim de não se confiar à acusação descabida.
Se o desertor do bem conseguisse enxergar as perigosas ciladas com que as trevas lhe furtarão o contentamento de viver, deter-se-ia feliz, sob as algemas santificantes dos mais pesados deveres.
Se o ingrato percebesse o fel de amargura que lhe invadirá, mais tarde, o coração, não perpetraria o delito da indiferença.
Se o egoísta contemplasse a solidão infernal que o aguarda, nunca se apartaria da prática infatigável da fraternidade e da cooperação.
Se o glutão enxergasse os desequilíbrios para os quais encaminha o próprio corpo, apressando a marcha para a morte, renderia culto invariável à frugalidade e à harmonia.
Se soubéssemos quão terrível é o resultado de nosso desrespeito às Leis Divinas, jamais nos afastaríamos do caminho reto.
Perdoa, pois, a quem te fere e calunia…
Em verdade, quantos se rendem às sugestões perturbadoras do mal não sabem o que fazem.” (Espírito Emmanuel, na psicografia de Francisco Cândido Xavier. Fonte viva. Cap. 38)
Bibliografia:
EMMANUEL (Espírito); psicografado por Francisco Cândido Xavier. Fonte viva. 1ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2020.
O nosso maior desafio quando conhecemos a doutrina é aceitação de nossas dores!
Sabermos passar por elas com gratidão, com a emoção de felicdade, mesmo estando a doer. Quando nos apecebemos a dor entendo eu, o quanto estou ainda apegada ao mundo materilista!
Essa mensagem é muito benéfica para quem já tem o conhecimento da Doutrina Espírita
Estimada Maria Clemente, bom dia! Verdade. A vida é a luta contra nós mesmos no caminho do bem. Como diz o texto: “Se soubéssemos”. Deus abençoe a todos. Juan Carlos