Maria: Espírito puro, sublime, angelical, imaculado e virgem

Deus enviou Maria, um Espírito puro, virgem, santo e imaculado, para encarnar na Terra e cumprir os planos de Deus para a Humanidade. A virgindade de Maria está ligada a santidade: um ser espiritual puro e modelo de mãe para a Humanidade.

Nas palavras do Espírito Miramez: “Maria de Nazaré, Espírito de alta envergadura, de uma pureza de sentimentos tal, que escapa a todas as nossas deduções e esforços de compreensão. (…) Maria de Nazaré foi exemplo de pureza. (…) Maria, mãe de Jesus, é um Espírito de pureza lirial, vindo de planos altamente iluminados, para receber e ter em sua companhia o Espírito mais evoluído que pisou o solo terreno, portador da mensagem de Deus para os homens” (MIRAMEZ. Maria de Nazaré.)

Na mesma linha, há referência na literatura Espírita de que Maria seria um Espírito puro do orbe de Sirius (do Sistema Estelar de Sirius).

O Espírito Áureo, no livro “Universo e Vida”, dá ideia das moradas de Maria antes de encarnar na Terra, e dos objetivos de sua vinda: “Mas o amor sublime de excelsos Espíritos de Sirius não abandonou os antigos companheiros, e foi de lá, daquele orbe santificado, que vieram, desde os primórdios da Terra, para auxiliar voluntariamente ao Cristo Jesus, aqueles seres extraordinários que cercaram, no mundo, o Messias, como Ana e Simeão, Isabel e Zacarias, e principalmente o Carpinteiro José e a Santa Mãe Maria”. (ÁUREO. Universo e Vida.)

Junto a estes benfeitores estava Maria, que pelo seu imenso amor abriu mão de sua ascensão suprema para seguir Jesus e trazer-nos a Boa Nova. Isto porque Sirius já era um planeta renovado para abrigar espíritos próximos da angelitude e enviou até a Terra estes seus filhos para glorificarem a vinda de Jesus.

Ao lado de tantos outros, Maria abriria caminho para a chegada do Messias, bem como através dos tempos, trabalharia incansavelmente para a regeneração individual e coletiva daqueles filhos muito amados.

No mesmo sentido, Emmanuel em “A Caminho da Luz” cita a importância de Maria: “as figuras de Simeão, Ana, Isabel, João Batista, José, bem como a personalidade sublimada de Maria, têm sido muitas vezes objeto de observações injustas e maliciosas; mas a realidade é que somente com o concurso daqueles mensageiros da Boa Nova, portadores da contribuição de fervor, crença e vida, poderia Jesus lançar na Terra os fundamentos da verdade inabalável”. (EMMANUEL. A Caminho da Luz.)

Pelo Espírito Áureo, há outro esclarecimento sobre a espiritualidade da mãe de Jesus:

Existem, contudo, outros seres, muito peculiares, que não são propriamente agêneres, mas que pertencem muito mais ao plano extrafísico do que ao plano que chamamos físico. Trata-se de criaturas sem dúvida humanas, mas cuja ligação biopsicofisiológica com a matéria densa a que chamamos carne é a mínima possível. São Espíritos sublimes, de imensa superioridade evolutiva, que só encarnam na Terra em raras e altíssimas missões, de singularíssima importância para a evolução da Humanidade.

O maior desses Espíritos foi a Mãe Maria de Nazaré, a Virgem Excelsa, Rainha dos Anjos, cuja presença material na Crosta Terráquea foi indispensável para a materialização do Messias Divino entre os homens.

Coube a ela fornecer ao Mestre a base ectoplasmática necessária à sua tangibilização, servindo ainda de ponto de referência e de equilíbrio de todos os processos espirituais, eletromagnéticos e quimio-físicos que possibilitaram, neste orbe, a Presença Crística. Tudo o que o Senhor Jesus sentiu, na sua jornada messiânica, repercutiu diretamente nela, na Santa das Santas, na Augusta Senhora do Mundo. Estrela Divina do Universo das Grandes Almas, também ela teve de peregrinar do paraíso excelso de sua felicidade para o nosso vale de lágrimas, a fim de ajudar e servir a uma Humanidade paupérrima de espiritualidade, da qual se fez, para sempre, a grande Mãe, a grande Advogada e a grande Protetora. (ÁUREO. Universo e Vida.)

Como comentado, Maria foi o maior destes Espíritos sublimes, dentre aqueles enviados para preparar a vinda de Jesus ou para lhe darem sustento no cumprimento de sua missão, sua mãe era a de mais adiantada evolução moral.

Em vídeo do Youtube, Silvânia Eleusa, entrevistada por Renato Luiz, da TV Mundial de Espiritismo da Associação Mundo Espírita, sobre a natureza espiritual de Maria de Nazaré, diz que os espíritos nos falam acerca de Maria ser mais evoluída espiritualmente em relação a nós humanos e que ela teria vindo do orbe de Sirius, assim como José, Ana e Zacarias. A missão deles seria a de auxiliar nossa evolução na Terra. (TV Mundial de Espiritismo.)

Emmanuel, em “Caminho, Verdade e Vida”, na Lição 171, denomina Maria de anjo tutelar do Cristianismo. Já no Livro “Boa Nova” do Espírito Humberto de Campos, no Capítulo 30, chama Maria de Rainha dos Anjos.

Maria é um dos Espíritos mais puro, que foram dados à humidade conhecer… (…) cooperadora de Jesus na edificação do Seu Reinos”. (CARNEIRO. Maria, mãe de Jesus.)

Assim, a Doutrina Espírita reconhece o valor de Maria de forma completa.

Autor: Juan Carlos Orozco

Revisora: Paola Martins de Moraes Aguiar Castro

Bibliografia:

AUREO (Espírito); (psicografado por) Hernani Trindade Sant’Anna. Universo e Vida. 9ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2016.

BÍBLIA SAGRADA.

CAMPOS, Humberto de (Espírito); (psicografado por) Francisco Cândido Xavier. Boa Nova. 37ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2016.

EMMANUEL (Espírito); (psicografado por) Francisco Cândido Xavier. A Caminho da Luz. 38ª Edição. Brasília/DF: Federação Espírita Brasileira, 2016.

MIRAMEZ (Espírito); (psicografado por) João Nunes Maia. Maria de Nazaré. 12ª Edição. Belo Horizonte/MG: Fonte Viva, 2011.

TV Mundial de Espiritismo: Associação Mundo Espírita (AME). Renato Luiz e Silvânia Eleusa. Espiritismo em Ação: Maria de Nazaré. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OKF4j0ImfFM>. Publicado em 5 de agosto de 2015. Acesso em 31 de janeiro de 2016.

UEC – União Espírita Cristã. Hélio Tinoco. Maria de Nazaré. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=jAVrNxNw1-4. Publicado em 29 de maio de 2015.Acesso em 31 de janeiro de 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close